domingo, 13 de março de 2011

Brincadeiras que incluem

A brincadeira tem um papael muito importante no desenvolvimento infantil. É através das brincadeiras que a criança vai construindo seu mundo, fazendo suas escolhas. Ao brincar a criança nos da pistas comportamentais muito importantes. Devemos prestar atenção àquela criança que tem dificuldade em assimilar regras, perder, trabalhar em grupo, dizer não, entre outros comportamentos.
Selecionei algumas brincadeiras onde, além de divertir, trabalham a socialização (para aqueles que "só querem ficar com um grupinho de colegas", são tímidos), a memorização (quantas vezes ensinamos um alunos e ele faz a tarefa corretamente, no outro dia fala "esqueci"), criatividade, raciocínio, estratégias etc. Sempre lembrando, ao formar as equipes não colocar meninos contra meninas, pois podemos estar reforçando comportamentos machistas no futuro.

Bom divertimento!

01 – SOL E LUA: em círculo, um é o sol e o outro é a lua. Um, dois, três (dando três passos à frente e de mãos dadas; um, dois, três, dando três passos para trás), esticar (de mãos dadas, dar um passo ao lado), voltar. Quem está dentro do círculo é rodado (sol) e vai para trás. Começa de novo, até passar por todos do grupo. Fazer com diferentes ritmos musicais.
02 – JORNAIS: jornais espalhados pelo chão (bem separados) e enquanto a música toca todos, inclusive o professor, deverão andar entre as folhas observando-as (lendo). O professor dirá algo que leu em algum dos jornais e os alunos sairão em busca desta informação e ficarão ao redor desta folha. Variação: ao invés de usar jornal, podem-se usar listas temáticas (nome dos alunos, frutas, cores, formas, hábitos de higiene, saúde etc).
03 – ILHA: colocar as folhas de jornal no chão, uma bem ao lado da outra. Os alunos andarão em volta desta “ilha” de jornais enquanto um aluno fará um som com o corpo e os demais o imitarão. Quando o professor der o sinal, deverão subir na ilha de jornal. Começa tudo de novo, porém, a cada para, algumas folhas deverão ser retiradas. Os alunos deverão fazer o possível para ficarem juntos e não encostarem-se ao chão.
04 – DESENHO: em grupos de quatro alunos, um de costas para o outro, cada um fará um desenho. Ao sinal, virar e, juntos, criar uma história que envolva todos os desenhos.
05 – BAMBOLÊ: em círculo, de mãos dadas, passar um bambolê sem soltar as mãos:
06 – TERRA: em duplas, ambos em cima de uma folha de jornal que deverá ser a “terra” (tudo em volta é “água”). Dançar ao som de uma música bem movimentada sem deixar o pé sair do jornal. Quando a música parar, pular para trás (fora do jornal) e dobrar uma vez a folha. Repetir a dança. Parar. Dobrar o jornal de novo. Dançar, parar, pular, dobrar até não poder mais (no final um carrega o outro).
07 – ESCULTOR: em duplas: um é a massa que deverá ser massageada pelo escultor. Após a massagem, fazer uma estátua com a “massa”. Depois, com música, fazendo o possível para manter a forma da estátua, sair andando. Trocar os papéis e repetir a brincadeira.
08 – PROIBIDO SENTAR: em grupos de cinco, criar uma coreografia usando cadeiras (menos sentar). Após um tempo estipulado, fazer apresentações com músicas. As cadeiras podem ser substituídas por diferentes roupas, objetos etc.
09 – ESPELHO: em duplas, durante uma música, um da dupla deverá fazer gestos, dançar etc. Depois, o que ficou parado deverá relembrar a sequência desenvolvida pelo colega e imitá-lo.
10 – EQUILÍBRIO: correr livremente ouvindo uma música. Quando a música parar, criar uma forma de equilíbrio.
11 – TROCA DE ABRAÇOS: em pares, em círculo, um de frente para o outro. Recitar: “Um, dois, três, três, dois, um (batendo a palma das mãos),dar uma volta no lugar, dar um abraço, trocar o par”.Quem está dentro do círculo é que trocará de par. Vai repetindo até chegar ao par original.
12 – ANDAR E MOVIMENTAR: em círculo, andar e fazer diferentes movimentos.
13 – ATENÇÃO: em pares, dançar. Quando o professor disser “amarelo”, trocar de par; “vermelho”, ficar parado e “verde”, voltar a dançar.
14 – VAMOS CANTAR: Cantar pulando “Pula, pula seu sapão...todo mundo mão direita no chão!”. Cantar trocando as parte do corpo: pé esquerdo, bumbum, joelhos, duas mãos etc.
15 – ENCAPAR BAMBOLÊ: dois grupos: o líder (com o bambolê na mão), deverá escolher dois colegas que irão até uma caixa com vária tiras de papel crepon coloridos e pegar somente tiras da cor combinada anteriormente, após pegar todas, voltar e com a ajuda de fita adesiva, encapar o bambolê do seu líder.
16 – MISTURANÇA: tirar os calçados e meias das crianças e misturar. Separar os alunos em três equipes que ficarão em fila. Ao sinal do professor, o primeiro vai correr e calçar as próprias meias e calçados, voltar correndo para a fila para que o próximo possa ir.
17 – MESMA ESPÉCIE: três grupos em fila, pegar com o professor um papel onde está escrito o nome de um animal (para as três filas serão os mesmos animais, mas distribuídos em ordem diferente). Depois que todos estiverem com o seu papel sorteado, imitar com o corpo o animal e sair à procura dos outros dois da mesma espécie e fazer um novo grupo.
18 – BAMBOLÊ: duas filas de crianças e as duas primeiras segurando uma bola na cabeça e à frente duas crianças segurando bambolê rente ao chão. Ao sinal do professor sair andando (correndo, pulando) e passar por dentro do bambolê (bola na cabeça), dar a volta e entregar a bola ao primeiro da fila e ir para o último lugar.
19 – ESTRELÃO: em diagonal, com as três filas saindo de um ponto (círculo) 0nde devem estar três bolas. Os últimos das três filas saem correndo PELA DIREITA, dão toda a volta e, chegando ao local de origem, passarão por baixo das pernas dos colegas; quando chegar ao centro, pegarão uma bola e a levantarão. Depois a FILA ABAIXA bem, os últimos três sairão correndo e quando voltarem irão passar por cima dos colegas, pegar a bola e levantar.
20 – SUFOCO: três filas, bem à frente um bambolê no chão próximo a uma parede. Os primeiros das filas deverão sair andando com uma bola na mão, ao chegar ao bambolê, ficar com os pés dentro e sair andando, tocar a parede com a bola, segurar a bola nas costas e voltar de ré e dar a bola ao próximo da fila que fará a mesma coisa.

3 comentários:

  1. Oi, sou eu de novo. adorei as brincadeiras, com certeza vou aproveitá-las.

    Érica

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  2. Muito bom,como já era de se espererar!! Parabens!!

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  3. No brincar revelamos pistas comportamentais importantes, além de aproximar, divertir e trazer felicidade.

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