domingo, 6 de março de 2011

Sustentabilidade e Educação Ambiental

Começarei relembrando a atividade descrita por um grande amigo, professor Izaias. Ele é professor de geografia e ha muito tempo me contou com muita emoção o resultado de um projeto desenvolvido em sua escola. Era um projeto sobre o rio Tietê. Foi uma experiência que mudou posturas diante da vida! As fotos de seus alunos conhecendo a nascente do rio... eram lindas! Ele também desenvolveu Projeto Horta, Projeto Jardim, Mata ciliar, entre outras atividades. Se eu, que só ouvindo suas experiências, aprendi tanto, imagine seus alunos que vivenciaram tudo isso!
Profissionais assim, nos fazem renovar esperança em um mundo melhor.
Tive uma aluna no curso de pedagogia que era professora de Educação Infantil. Depois de algumas aulas onde refletimos sobre a Educação Ambiental, ela desenvolveu um projeto com seus “bebês”. Um dia, ela ficou muito feliz ao ouvir uma das crianças chamando a atenção dos demais para cuidarem melhor das plantinhas novas (mudas) do jardim.
Sim, a educação ambiental deve ser efetuada desde que a criança entre na escola e não só quando ela tiver o professor especialista de ciências, geografia.
E todos os professores devem ter uma formação sólida para poderem ser formadores. Chega de aula de educação ambiental no dia da árvore, da ave, do planeta Terra, do meio ambiente, dos animais... Temos que romper com esta rotina de simplesmente pintar desenhos. Não basta treinar as crianças para jogarem o lixo no lixo, economizarem água etc.
Antes de tudo o professor deve ser crítico, ter uma boa formação teórica em relação à educação ambiental. Ter segurança e acreditar no que ensina. Criar o hábito de refletir, adquirir conhecimentos, preparar atividades dinâmicas, dialogar com os alunos. Conhecer onde os alunos moram, onde a escola está inserida. Deixar de lado os fragmentos de conhecimento. Construir um conhecimento que resulte em mudanças significativas.
Claro que precisa haver uma mudança em toda sociedade.
Como falar de destino do lixo para pessoas que tiram seu sustento do mesmo? Não coletando materiais recicláveis, mas garimpando restos de alimentos? É preciso incluir estas pessoas na sociedade para que elas possam entender toda esta complexidade.
Enquanto os professores tiverem que cumprir projetos que já chegam prontos, não haverá mudança. Se o professor não participa da construção dos projetos, como vai se envolver? Como vai "vestir a camisa" e fazer um bom trabalho?
Maior envolvimento, de todas as partes. Elencar os principais problemas ambientais da comunidade. Eleger o mais urgente e, juntos, empreender ações. Isso faz com que o professor se envolva, os alunos se envolvam, os pais se envolvam, a comunidade escolar se envolva.
Definitivamente, há muito que se aprender!

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