domingo, 6 de março de 2011

EScravidões

Sim, temos muitos tipos de escravidão.
Temos aquela escravidão a qual nos submetemos e fazemos tudo igual a todo mundo, nos tornamos uma massa impensante.
Refletindo sobre a escravidão no Brasil, uma mancha muito triste em nossa história, conseguimos entender certos preconceitos. É algo enraizado. Lendo o livro de Laurentino Gomes, 1808, temos uma visão clara daquela realidade, negros fugindo para os morros (futuras favelas), negros fazendo trabalhos doméstico por um prato de comida, escravo tendo escravos (Xica da Silva, por exemplo), a capoeira, a culinária, enfim, nossa identidade cultural dá margem a muitos estudos.
A maneira como os escravos eram trazidos da África, as mortes, o sofrimento são situações que não devem ser esquecidas. Erros que jamais deverão ser cometidos. A estratégia de misturar as comunidades africanas para que não houvesse comunicação quando chegassem aqui, com a finalidade de evitar diálogos, fugas, tudo isso deve ser ensinado, discutido nas escolas.
Infelizmente, este assunto só entra em "discussão" em datas comemorativas: libertação dos escravos e consciência negra. E, falando da minha realidade como professora do ciclo um, vejo a reprodução, antes mimeografada, agora, impressa diretamente da internet de desenhos para pintar. Não se vai ao fundo das origens da discriminação e da marginalização.
Gosto de mostrar cenas antigas e recentes da nossa sociedade, conversar, ouvir, despertar a curiosidade, pesquisar pais, entre tantas outras atividades. Mas nem sempre há tempo, pois temos que cumprir um programa...
O modelo pré estabelecido de beleza que temos não condiz com a maioria da nossa população, isso gera revolta, angústia e atitudes radicais. Temos nas escolas crianças com escova progressiva, processo químico perigoso que alisa os cabelos. Nossas meninas estão deixando de ser crianças para serem modelos. Aquelas que são negras ou tem traços de negros, não se orgulham disso. Nas novelas as negras consideradas bonitas são aquelas com traços de branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário