domingo, 6 de março de 2011

O que a sociedade espera

Quando uma criança nasce, os pais sonham com um bebê perfeito e bonito. Essas são suas expectativas. Quando isso não acontece, vem a decepção, a culpa, os conflitos. Há muitos casos onde o pai acusa a mãe, dizendo que "deve ter puxado alguém de sua família", a mãe lembra que o pai dele (avô da criança) é um bêbado e por isso a criança nasceu doente; familiares chegam a dizer que a mãe (se for família do marido) cometeu algum pecado grave entre tantas outras aberrações.
Se os pais têm expectativas em relação aos filhos, a sociedade também tem. E a sociedade quer pessoas "normais" para dar menos trabalho...
Antigamente tínhamos a segregação drástica. Matava-se quem não fosse de acordo com a normalidade. A ausência de convivência só trazia mais preconceito e violência. Tivemos também os manicômios, onde a probabilidade de desenvolvimento era quase nula.
Hoje, temos a inclusão escolar.
Sim, temos, e daí?
Temos uma escola inclusa? Escola inclusiva é aquela onde todos aprendem. Ninguém fica de lado. Ninguém é abandonado em um cantinho fazendo bolinha de papel crepon É uma escola com mudanças físicas e com mudanças comportamentais. Onde todos falam a mesma língua, são cidadãos. Onde há boa vontade, adaptação curricular, reflexões, atividades em comum, aceitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário